Tudo sobre a Raça

PERFIL COMPORTAMENTAL

O quanto mia

Ele não é exímio miador, mas dá suas conversadas ao longo do dia. Seja para se comunicar com o dono, para brincar ou pedir carinho. Na época do cio, machos e fêmeas vocalizam mais, porém não o bastante para que seja desaconselhado mantê-los em locais onde o silêncio é bem-vindo.

Atividade

Considerado um gato de atividade média, na presença dos donos, ele se mostra companheiro e brincalhão. Faz o estilo sombra e não dispensa uma bolinha. Mesmo exemplares adultos se divertem tentando capturar insetos. Já na ausência dos familiares, o Sagrado prefere se dedicar a gostosas sonecas.
Saltos e escaladas Por conta do físico robusto e da ossatura pesada, o Sagrado não tem a mesma agilidade de raças longilíneas. Mas isso não significa que não seja aventureiro. Até os espécimes adultos são freqüentemente encontrados no alto de armários e geladeiras. A diferença é que eles precisam de mais patamares de apoio para chegar às alturas. Exemplares jovens, como de costume, são ainda mais ativos. É comum vê-los escalando telas e arranhadores.

Com outros gatos

Apontado como territorialista, o Sagrado macho não convive bem com outros machos. Há vários relatos de brigas sérias. A exceção vale para os castrados. Quanto às fêmeas, mesmo inteiras, costumam se dar bem. Alguns desentendimentos até podem ocorrer, mas tendem a ser passageiros e sem maior gravidade.

Com crianças

A raça é pacífica e tolerante. De forma geral, os Sagrados apreciam as brincadeiras da garotada. Há até casos de exemplares que aceitam numa boa o papel de boneca da turma: deixam-se vestir e levar para passear em carrinhos de bebê. Como todo gato, contudo, se a diversão se tornar abusiva, ele buscará refúgio em algum canto mais tranqüilo.

Com a família

Interativo e afetuoso, o Sagrado participa da rotina. É carinhoso com todos os familiares, mas deixa claro quem é a pessoa predileta. Essa não só ganha recepção mais efusiva ao chegar em casa como companhia permanente nas atividades domésticas. O apego desse gato ao dono é tamanho que os criadores o contra-indicam para quem se ausenta por longos períodos.

Com pessoas de fora da casa

A raça tende a ser receptiva ao ser humano. Não é daquelas que se escondem com a chegada de desconhecidos. Pelo contrário. O Sagrado é de recepcionar as visitas na porta. Não raramente, também pula no colo delas ou decide inspecionar suas bolsas. Timidez não é o lema.

Com outros bichos

Se acostumado ao convívio com outros animais, e desde que esses não sejam hostis, o Sagrado os aceita com facilidade. São muitos os relatos de exemplares convivendo harmoniosamente com cães. Chegam até a dormir juntos. As aves de estimação da família também tendem a ser respeitadas. O mesmo, contudo, não ocorre com as desconhecidas. O mais provável é que sejam vistas como presas potenciais.

FILHOTES 51 997912075 WATS COM FRANCIELI


         
Av. Brasil, 2132 - Centro - Campo Bom/RS (51) 3597 2020
©2008 - Desenvolvido por Artweb